Segundo um levantamento feito pela Pixalate, divulgado na primeira semana de maio, as lojas oficiais de aplicativos do iOS e do Android têm atualmente mais de 1,5 milhão de “apps abandonados”, ou seja, que deixaram de receber atualização há dois anos ou mais.
Referente ao primeiro trimestre de 2022, a pesquisa mostrou que, do total de apps desatualizados, aproximadamente 869 mil estão na Google Play Store e cerca de 650 mil pertencem à App Store.
Entre os apps, os jogos se destacam como a categoria mais provável a ser esquecida pelos desenvolvedores, com 50 mil títulos sem atualização nos últimos dois anos, seguidos pelos apps educacionais.
Na contramão, a categoria que mais recebem atualizações são os aplicativos financeiros, com 69 mil dele atualizados nos últimos seis meses. O mesmo foi observado com apps de compras e de saúde.
O abandono se mostrou ainda pior em certos softwares nas lojas de aplicativos: cerca de 314 mil apps foram atualizados pela última vez há mais de cinco anos, dos quais 184 mil estão na App Store e 130 mil na loja do Android.
O número de apps sem atualização há dois anos ou mais representam 30% dos softwares disponíveis para download atualmente, gerando preocupação em relação à segurança dos usuários, já que brechas nos programas desatualizados podem ser exploradas por cibercriminosos, facilitando o roubo de dados e o monitoramento do dispositivo.