O Departamento Federal de Investigações da Alemanha – conhecido também como Bundeskriminalamt (DKA) – anunciou na semana passada que fechou o maior mercado darknet do mundo, o Hydra Market.
Junto com o fechamento, o departamento também apreendeu 543 bitcoins durante a operação. O valor equivale a cerca de R$117 milhões.
O departamento declarou que cerca de 17 mil contas de clientes e 19 mil contas de vendedores estavam ativas no Hydra Market. Apenas no ano de 2020, o mercado movimentou cerca de R$6,2 bilhões.
A acusação principal que desencadeou na investigação e posterior fechamento foi de facilitação de comércio de entorpecentes, além de lavagem de dinheiro e outros crimes.
Em nota, o DKA declarou que o site possuía o seu próprio “mixer” de Bitcoin, sob o nome de Bitcoin Bank Mixer. Era utilizado para embaralhar as transações e, assim, dificultar o seu rastreamento.
Essa ferramenta, segundo o departamento, foi uma das principais dificultadores da condução da investigação.
Até o momento, foram apreendidos 543 bitcoins, mas outras informações acerca da identidade da governança do Hydra Market ainda não foram divulgadas.