No dia 29 de agosto está previsto o lançamento da missão Artemis I, o início para que o homem coloque novamente os pés na Lua, e futuramente em Marte.
Segundo a NASA, o Programa Artemis é uma série de missões para testar novas tecnologias e pousar, com segurança, uma mulher e uma pessoa negra pela primeira vez na Lua. O projeto planeja estabelecer a presença humana de longo prazo em nosso satélite natural, através da robótica.
Com o primeiro voo do Space Launch System (SLS), o foguete irá levar a espaçonave Órion aos céus. A missão tem duração prevista de 42 dias e irá até a Lua e retornar.
A primeira missão, que não será tripulada, servirá como teste para:
- Verificar a segurança e a resistência do escudo térmico de Órion, durante a reentrada na atmosfera terrestre;
- Testar e demonstrar a capacidade do SLS;
- Verificar e testar os sistemas terrestres para certificação de que tudo funcione de maneira eficaz e responsiva.
De acordo com Melissa Jones, diretora de recuperação da Artemis I, serão enviados “alguns manequins e alguns torsos, que simulam tecidos e órgãos humanos.”
Os itens irão ajudar a verificar como a exposição à radiação e a aceleração do veículo irão afetar o corpo humano, em missões futuras.
Após o retorno, todos os dados serão analisados, a fim de garantir que seja possível o planejamento seguro e envio da Missão Artemis II, que será tripulada.
O lançamento da Artemis I ocorrerá o Centro Espacial Kennedy da NASA, Flórida, do Complexo de Lançamento 39B. Apesar de estar previsto para o dia 29 de agosto, caso haja alguma intercorrência, há outras duas janelas de lançamento nos dias 2 e 5 de setembro.
A transmissão ao vivo será feita pelo canal no Youtube KCS Newsroom.
Entre em contato com a redação Money Crunch: [email protected]