Na última sexta (19), o artista de música eletrônica (EDM) R3HAB e a comunidade de música baseada em blockchain anotherblock lançaram um single com a ideia de “democratizar os direitos da música”. Para isso, o token não-fungível (NFT) incluído no desconto permite que os detentores ganhem royalties com base na popularidade do streaming.
Nomeado como “Weekend on a Tuesday”, o single estreou junto com um NFT exclusivo. Cada um dos 250 NFTs disponíveis confere ao titular uma participação de 0,02% na receita de streaming.
Para que os detentores possam estimar os pagamentos e o valor geral, a plataforma da Anotherblock fornece uma ferramenta de rastreamento de valor.
Em entrevista ao Cointelegraph, o CEO da Anotherblock, Michel D. Traore, disse que essa maneira de implementar NFTs permite que aqueles que criam valor em torno das músicas participem de alguma parte do recebimento.
O valor dos direitos musicais é criado por pessoas que amam e ouvem a música e fazem coisas com ela. Por que [eles] não deveriam ter direitos se eles criam o valor ao ouvi-la. Eles devem ser capazes de obter algumas das vantagens também.
disse Traore
Segundo o CEO, a deia por trás dessa visão de difundir o valor principalmente de gravadoras e catálogos de música para incluir mais para artistas e também os fãs pode ser vista como uma “democratização” da indústria da música.
Também em entrevista ao Cointelegraph, R3HAB destacou a aptidão dos fãs de EDM em relação à nova tecnologia “de ponta” como NFTs. O artista afirmou que sua equipe estava analisando o interesse e o envolvimento dos fãs com as plataformas baseadas na Web3.
O CEO da Anotherblock explicou que a empresa pesquisou sua comunidade no Discord sobre gêneros musicais de interesse para NFTs e EDM teve a pontuação mais alta, seguido por HipHop e R&B.
Entre em contato com a redação Money Crunch: [email protected]