A desenvolvedora Mojang, responsável pelo Minecraft, um dos jogos mais populares do mundo, anunciou que, em breve, o game irá banir a tecnologia blockchain em servidores do jogo, que são operados de forma independente por fãs e criadores, além de proibir o uso de imagens do Minecraft na criação de projetos NFT.
O anúncio foi feito na última quarta (20), por meio de um artigo compartilhado pelo estúdio pertencente à Microsoft, no qual aponta as futuras mudanças a suas orientações de utilização do Minecraft – todas relacionadas a NFTs.
“Para garantir que jogadores de Minecraft tenham uma experiência segura e inclusiva, a integração de tecnologias blockchain não são permitidas em nossas aplicações de clientes e servidores nem conteúdos internos do Minecraft, como mundos, skins, itens de personas ou outros mods, sejam utilizados pela tecnologia blockchain para criar um ativo digital escasso”
afirmou o artigo
Atualmente, a Mojang permite que operadores de servidores do Minecraft cobrem pelo acesso a suas experiências on-line personalizadas, mas o estúdio considera NFTs como algo contrário ao “espírito do Minecraft”.
Na visão do estúdio, modelos de escassez de NFTs podem limitar a capacidade de jogadores acessarem recursos em determinados servidores.
“A mentalidade especulativa de precificação e investimento em torno de NFTs tiram o foco do jogo e incentiva o lucro, o que acreditamos que é incompatível com a alegria e o sucesso de nossos jogadores no longo prazo”
A desenvolvedora notou que alguns servidores independentes de Minecraft permitem o uso de NFTs que representam itens internos ou fornecem recompensas NFT a jogadores.
Juntamente, existem projetos que transformaram ativos de Minecraft em colecionáveis NFT, como os NFT Worlds criados na Polygon, que vendem terrenos virtuais que podem ser usados em um servidor personalizado no Minecraft.
Os NFT Worlds geraram quase US$ 163 milhões de volume negociado até hoje, segundo dados do CryptoSlam.
“Estamos trabalhando para entender até que ponto isso irá nos [afetar] e também ter possíveis mudanças planejadas no pior caso absoluto que nos fará seguir. Não sairemos daqui.
disse ArkDev, cofundador do NFT Worlds, em seu perfil no Twitter
Nenhum cronograma foi definido para a iminente alteração às normas relacionadas a NFTs. Em abril, inúmeros desenvolvedores do Mojang lançaram uma petição, pedindo que criadores de jogos não usassem NFTs. Porém, a petição não chamou muito a atenção; só recebeu 72 assinaturas na primeira semana e, em 11 de julho, 430, segundo o site.