Nesta quarta (20), o Twitter liberou aos seus usuários uma aba dedicada a informações relevantes e confiáveis sobre as Eleições 2022.
Disponível na guia “Explorar” versão web e do aplicativo para celulares Android e iPhone (iOS), a seção faz parte de uma série de novidades para o pleito eleitoral, as quais incluem também etiquetas de sinalização de conteúdos enganosos, emojis exclusivos e parcerias com instituições como o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para tirar dúvidas dos eleitores.
As eleições brasileiras deste ano, marcadas para o dia 2 de outubro, já são o segundo processo eleitoral mais comentado no Twitter em 2022, atrás apenas das eleições da Colômbia: de janeiro a junho, foram mais de 44 milhões de tuítes sobre o assunto.
Na aba “Eleições 2022”, é possível encontrar conteúdos selecionados pela equipe de curadoria do Twitter, que atua para facilitar o acesso das pessoas a informações confiáveis e de qualidade sobre determinado assunto.
Além de Moments relevantes sobre as eleições, reúne espaços com discussões e análises eleitorais, listas com contas de fontes que tuítam sobre as eleições, transmissões ao vivo de debates e notícias específicas do estado onde o eleitor vive.
A rede social explica que a seleção é guiada por critérios como imparcialidade e precisão.
Para manter os usuários bem informados, o Twitter enviará notificações sempre que houver um pico na conversa sobre eleições. Os alertas conterão informações a respeito do que está sendo falado, para que as pessoas tenham o contexto completo do que está acontecendo.
Além disso, serão enviadas notificações em momentos importantes das eleições, com explicações de como participar do processo eleitoral.
Para combater a desinformação, o Twitter incluirá uma sinalização de conteúdos enganosos ou questionáveis com uma etiqueta especial.
Ao tocar sobre as etiquetas, os usuários serão redirecionados para Moments que trazem informações confiáveis e contextualizadas sobre o assunto tratado na publicação enganosa. Esses conjuntos de tuítes são chamados de “debunks Moments”.
Juntamente, o microblog disponibilizará os “pre-bunks Moments”, que trarão contexto factual às alegações enganosas mais comuns. A ideia é levar, preventiva e proativamente, às pessoas esclarecimentos sobre desinformações.
Serão apresentados na aba Explorar, de Tendências e na área de buscas.