Na última terça (21), Mark Zuckerberg declarou em seu perfil no Facebook que a Meta está lançando novas maneiras para monetizar conteúdo em suas redes sociais vinculadas. Entre as novidades, destacam-se um marketplace para o Instagram e ferramentas extras de produção de conteúdo para o Facebook.
“Estamos caminhando para um futuro em que mais pessoas podem fazer o trabalho criativo de que gostam, e quero que plataformas como a nossa desempenhem um papel para que isso aconteça”.
disse o CEO
Detalhes sobre as novidades
Dentro do Instagram, a empresa está testando um local no qual os criadores de conteúdo poderão ser descobertos e pagos pelo que produzem. Haverá uma “pasta” para parcerias nas Mensagens Diretas, na qual produtores e marcas poderão filtrar suas ofertas e projetos.
A iniciativa é bastante parecida com o Creator Marketplace do TikTok. Nele, as marcas podem descobrir as principais personalidades do “app vizinho” de timeline infinita para suas campanhas de marketing.
Ainda sobre o Instagram, Zuckerberg disse que a Meta está expandindo seu teste de NFT na rede social, que começou no mês passado, para mais criadores. Os blockchains suportados são a Ethereum e Polygon, com Flow e Solana chegando em breve.
Já no Facebook, outra novidade será a criação de assinaturas interoperáveis. Com elas, fãs assinantes em outras plataformas poderão receber acesso a recursos exclusivos no Facebook, como grupos fechados. Nesse caso, a existência desses benefícios vai depender de cada criador.
Até 2024, o CEO assegura que eventos online pagos, assinaturas de fãs e badges continuarão gratuitos. O plano original mantinha a gratuidade até 2023, mas essa seria uma forma de adiar qualquer compartilhamento de receita e “dar mais dinheiro diretamente para os criadores”.
Por fim, a Meta pretende inaugurar o programa Facebook Reels Play Bonus para mais criadores, permitindo que publiquem seu Reels do Instagram no Facebook para monetizá-los lá também.
O Reels Play é uma grande parte do plano da empresa de investir US$ 1 bilhão em criadores de conteúdo.
Aqueles tiverem pelo menos 1.000 seguidores nos últimos 60 dias também poderão participar do Facebook Stars, no qual poderão “ativar” os itens virtuais pagos que permitem os fãs expressarem apoio aos seus produtores de conteúdo favoritos, monetizando transmissões.