A Coreia do Sul lançou na terça-feira (21) seu primeiro foguete espacial fabricado completamente com tecnologia nacional, conforme informou o governo de Seul, capital do país.
O foguete é o Korea Space Launch Vehicle-II (KSLV-II), apelidado de Nuri. Com um um equipamento de 200 toneladas alimentado com combustível líquido, foi lançado do Centro Espacial Naro, em Goheung, na província de Jeolla do Sul.
De acordo com o governo, transportador se separou com sucesso do tanque principal e completou com “sucesso todas as etapas da viagem”.
O sucesso do lançamento vem após, há cerca de um ano, o foguete Nuri ter fracassado em sua primeira missão. Na época, conseguiu atingir 700km, mas sem fazer a terceira etapa, que mostraria a capacidade de colocar um satélite na órbita.
O presidente do país, Yoon Suk-yeol, lembrou que o projeto levou 30 anos de trabalho e que ele “cria as bases” para todas as ambições espaciais da Coreia do Sul.
Iniciada em 2010, a construção do foguete foi resultado de um investimento de aproximadamente US$1,8 bilhão por parte do governo. Agora, a meta é que, até 2027, outros quatro lançamentos sejam realizados com o Nuri e, ao mesmo tempo, seja feito um teste de fadiga para a construção do sucessor do equipamento. Essa nova fase tem o objetivo de fazer um módulo aterrissar na Lua em 2031.
O lançamento do Nuri torna a Coreia do Sul o sétimo país do mundo a desenvolver um veículo de lançamento espacial com capacidade de transportar um satélite com mais de uma tonelada – o foguete pode transportar um de até 1,3 tonelada.
Perde apenas para China, Estados Unidos, França, Índia, Japão e Rússia.