Segundo dados apurados pela Play Store, aplicativos voltados para pirataria já aparecem entre os mais populares na a loja oficial de apps do Android. Duas das plataformas em questão já somam mais de 5,5 milhões de downloads.
Na segunda semana de junho, a categoria de apps de entretenimento contava com três aplicativos alternativos na lista de mais procurados superando serviços oficiais como HBO Max, Netflix e a dupla Disney+ e Star+.
Os apps que estão no topo do ranking da Play Store, MegaFlix e Cine Vision, possuem uma interface de vídeo amigável e que lembra os serviços oficiais, mas oferecem os conteúdos de seu catálogo por meio de pirataria.
Diferentemente de soluções como Google TV, que reúne diferentes streamings em uma plataforma oficial, os apps alternativos realizam streaming de conteúdo pirata, como filmes que ainda estão em cartaz nos cinemas, só que em versões de baixa qualidade.
Além da distribuição de conteúdos ilegais, os aplicativos gratuitos também exibem uma alta quantidade de anúncios para os usuários, fazendo constante redirecionamento para outros apps. Porém, isso não está impedindo o crescimento das plataformas.
A Google reitera que a distribuição de conteúdos piratas é proibida e combate aplicativos ilegais.
“Nossas políticas proíbem apps que infrinjam direitos autorais, incentivem streaming ilegal ou tentem enganar os usuários se passando por outros apps”
disse a empresa em seu site de combate à pirataria