No último sábado (4), o mais recente Boeing 747 pousou em território brasileiro, no Aeroporto Internacional de São Paulo, apenas dois dias depois de sair da fábrica.
Entregue pela Atlas Air, o avião da variante 747-8F (cargueiro) é o primeiro dos quatro últimos Jumbos a serem produzidos na história da aviação. Sua partida se deu em 2 de junho da fábrica, em Everett (EUA), com rumo para a Ásia.
A Atlas Air é considerada como maior operadora de aviões Boeing 747 no mundo, com 46 unidades divididas entre os modelos 747-400 (41 jatos) e 747-8 (5 jatos). Os três últimos 747-8F que estão sendo produzidos pela Boeing são todos da companhia.
A aeronave já estava contratada, antes mesmo de sua entrega, para operar para a chinesa Cainiao em seus envios de encomendas da China para a América do Sul.
A primeira operação do Jumbo Jet recém-produzido foi exatamente a rota de Hong Kong
para Guarulhos, com paradas intermediárias em Anchorage e Miami, ambas nos Estados Unidos.
No vídeo captado e publicado pelo canal “Oxigênio Aéreo”, parceiro do Aeroin no YouTube, é possível visualizar o momento em que o Boeing 747-8F pousa na pista 09L às 16h30 de sábado (4) de junho, segundo dados da plataforma RadarBox.
Após chegar ao Brasil, o Jumbo permaneceu no solo durante cerca de três horas e então partiu para Santiago, no Chile, no último trecho da longa operação do voo GTI-8228, iniciado em Hong Kong.