A organização internacional de jornalismo Rest of World declarou que a atuação da plataforma da Netflix para a nova política, que inclui nova forma de cobrança aos usuários que compartilham suas senhas com terceiros, ainda está incerta.
Atualmente, a fase de teste está em andamento no Peru, Chile e na Costa Rica. Mas, o objetivo da empresa é expandir a nova política globalmente até o fim do ano.
Em conversa com a Rest of World, usuários dos três países afirmaram que, dois meses após o anúncio, ainda não receberam qualquer aviso da empresa sobre a mudança, enquanto outros ignoraram a regra e continuam compartilhando suas senhas — sem receberem notificações ou avisos de cobrança extra.
Para muitos assinantes, um dos problemas está em torno da definição de “família”, já que os termos da plataforma indicam que apenas pessoas que moram na mesma casa podem compartilhar uma conta.
Contudo, vários usuários alegaram que enxergam a definição como uma ligação familiar de parentesco, ignorando o endereço.
Com isso, diversas agências de defesa do consumidor do Peru, Chile e Costa Rica a pressionarem a empresa para a criação de canais de comunicação mais claros sobre a política, além de definir mais claramente a definição de família.
Na parte dos colaboradores da Netflix, também surgiu uma confusão. De acordo com a Rest of World, uma funcionária de atendimento ao cliente da companhia revelou que a instrução inclui apenas passar um código de verificação para o usuário que afirmar estar usando sua conta em outro local diferente do cadastrado.