A Uber declarou nesta segunda-feira (23) que exigirá uma selfie aos usuários da plataforma que solicitaram uma viagem com pagamento em dinheiro para comprovar sua identidade.
Nomeada como “U-selfie”, a nova ferramenta ainda esta em sua versão piloto, e vale apenas para os clientes que se cadastrarem ou solicitarem uma viagem “sem fornecer dados do meio de pagamento digital”, ou seja, os dados de cartão de débito ou crédito.
Conforme pesquisas internas, o recurso estava entre os mais solicitados pelos motoristas parceiros do app. O anúncio é o 3º feito pela empresa que tem como objetivo a segurança dos prestadores de serviço – como foi o caso da inclusão do destino final da viagem e integração de um botão para chamadas rápidos com o 190, implementados no mês passado.
Segundo o comunicado da empresa, as imagens registradas não serão compartilhadas com os motoristas e nem passará por verificação biométrica. O registro será armazenado nos servidores da Uber e ficará à disposição das autoridades, caso alguma consulta seja necessária.
Araceli Almeida, gerente de Operações para Segurança do Uber, explica que a selfie vem como “uma camada adicional” à verificação de CPF, que já é realizada pela empresa em parceria com o Serasa Experian, além da checagem de documentos.