Como forma de treinar seus astrounautas, a NASA pretende desenvolver sua realidade virtual própria baseada em Marte, utilizando do motor gráfico da Unreal Engine 5, conhecido por seu alto nível de realismo.
Ainda em fase inicial de desenvolvimento, o projeto será composto por uma competição entre desenvolvedores da Epic Games Buendea, a criadora de simulações, que poderão mandar sugestões de ambientes para a realidade virtual em Marte.
A NASA declarou que no Mars XR Operation Support System, mantido em parceria com a Buendea, os astronautas poderão realizar ações como construir uma base, realizar manutenções, explorar o planeta andando ou em veículos, preparar apontamentos científicos para pesquisas e muitas outras atividades.
Para atrair a atenção do público, a empresa está oferecendo um prêmio no valor de US$70 mil para cada uma das cinco categorias:
- Pesquisa científica
- Manutenção
- Exploração
- Montar um acampamento
- “Exploda nossas mentes”
Os projetos selecionados vão integrar um universo já existente da agência espacial, uma simulação que, apesar de estar em estágios iniciais, já conta com 400 quilômetros quadrados de terreno programado. E também poderão auxiliar iniciativas futuras da NASA.