As ferramentas do recurso “Google Assistente” estão sendo expandidas pelo Google, que agora avisa os usuários que as senhas armazenadas e utilizadas em contas cadastradas apareceram em bases de dados vazadas ou invasões de sistemas.
Apesar de ter sido anunciada no ano passado, foi apenas meses depois que usuários receberam acesso ao recurso. Nesta semana, ainda mais pessoas tiveram acesso.
Funcionando a partir de senhas salvas no navegador Google Chrome, o Google Assistente exibe uma janela pop-up com o alerta e também um atalho para que você faça a troca do código de acesso imediatamente.
Max Weinbach, especialista em vazamentos, mostrou a simplicidade do funcionamento do recurso em seu perfil no Twitter:
Google Assistant being able to change breached passwords >>>>> pic.twitter.com/Dfcnvhs1S5
— Max Weinbach (@MaxWinebach) May 3, 2022
A varredura e a comunicação são de responsabilidade do Google Duplex, a estrutura de Inteligência Artificial e comunicação da empresa.
Porém, sabe-se que nem todo os links irão redirecionar o usuário até a configuração do cadastro em todos os sites, portanto, em certos casos é preciso acessar manualmente as páginas.
Segundo o Google, usuários que ainda não ganharam acesso ao recurso devem aguardar para novas expansões do programa e, enquanto isso, acessar as configurações do Chrome para realizar a checagem manual das senhas.