Desde a última quarta-feira (27), usuários do Google podem solicitar a retirada de informações como endereço físico, número de telefone, senhas e URLS que apresentam dados pessoais do buscador.
Até o momento, era permitido a solicitação de remoção de dados vazados como conta bancária e números de cartão de crédito. Agora, as novas opções englobam outros dados pessoais que são exibidos em resultados de busca.
“O acesso aberto às informações é um objetivo fundamental da busca, assim como capacitar as pessoas com as ferramentas de que precisam para se proteger e manter em sigilo suas informações confidenciais e de identificação pessoal. É por isso que estamos atualizando nossas políticas para ajudar as pessoas a ter mais controle de sua presença online na Pesquisa”
anunciou o Google em comunicado oficial
Como funcionará a solicitação de remoção dos dados
Após enviar a solicitação à plataforma, o Google tem a tarefa de avaliar o conteúdo para, assim, garantir a segurança aos usuários e não limitar a disponibilidade de outras informações importantes.
Os dados que se aplicam à solicitação são:
- Números de identificação confidenciais do governo, como número de seguro social dos EUA, número único de identificação fiscal da Argentina, número de CPF do Brasil etc.;
- Números de contas bancárias;
- Números de cartão de crédito;
- Imagens de assinaturas manuscritas;
- Imagens de documentos de identificação;
- Registros altamente pessoais, restritos e oficiais, como registros médicos (usados para ler “Registros médicos pessoais confidenciais”);
- Informações de contato pessoal (endereços físicos, números de telefone e endereços de e-mail);
- Credenciais de login confidenciais.
Porém, a remoção dos dados será feita apenas no buscador, não em outros endereços da internet. Além disso, o Google disse que analisará se o conteúdo aparece como “parte de registro público em sites do governo ou de fontes oficiais”, característica que, nestes casos, não resultará em remoção.
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