Investir bem e de forma convexa – diminuindo e limitando as chances de perdas e potencializando os ganhos – é uma tarefa que exige disciplina e dedicação.
Na opinião de Richard Rytenband, economista e CEO da Convex Research, existe um tripé que serve como base para que o investidor consiga manter a consistência no mercado financeiro e obtenha retornos positivos no longo prazo.
Esse tripé é composto por: 1- conhecimento de base 2 – ferramentas e informações de qualidade e 3 – Mindset.
Vamos falar mais sobre esses três temas tão importantes:
1 – Conhecimento de base
Ter conhecimento de base, dominando os principais fundamentos dos ativos e do mercado é um grande diferencial para o investidor conseguir bons retornos. “É importante ter uma base sólida e conhecer as regras do jogo”, afirma Rytenband.
Ele destaca que, algumas vezes, os prejuízos podem acontecer por conta de algum erro conceitual, que poderia ser evitado caso a pessoa tivesse um domínio maior sobre determinado assunto.
Por isso, explicar os cenários econômicos de maneira clara, mostrando como os investimentos são afetados, está entre os princípios dos relatórios Visa Ações e CFM (Cripto Fragility Model), da Convex Research.
“Você precisa de conhecimento de base para entender como funciona o ecossistema da renda fixa, ações, criptomoedas e de todas as outras classes de ativos”, afirma o CEO da Convex.
Os relatórios se propõe a apresentar uma série de conceitos que estão presentes no nosso dia a dia, mas que a maioria das pessoas ainda não conhece. No Visa Ações, por exemplo, há uma seção com esse foco.
Questionamentos como “O que faz uma economia crescer no curto prazo ou no longo prazo?”; “Quando começa a nascer uma futura recessão econômica?” e “Como os governos podem lidar com uma depressão da economia” são respondidos pela equipe da Convex, possibilitando que o assinante do relatório assimile e utilize o conteúdo de maneira prática nos seus investimentos.
“Com esse tipo de conhecimento de base, você passa a entender o que está acontecendo no Brasil e no mundo sem depender de ninguém. São informações que todos precisam ter para tomar as melhores decisões”, afirma.
Rytenband também destaca que, muitas vezes, as pessoas buscam atalhos e querem tentar entender algum conceito de forma muito rápida. “É um processo que leva tempo para ir se aprimorando”, pontua.
2 – Ter acesso às melhores informações e ferramentas
Ter acesso a informações confiáveis e de qualidade, de maneira rápida e eficiente, pode ser um grande diferencial dos investidores bem-sucedidos. Obviamente não estamos falando de nada ilegal, como informações internas que não podem ser divulgadas para o público em geral.
Trata-se de informações públicas, acessíveis para qualquer pessoa. Mas que nem todos conseguem obter de forma rápida ou, se conseguem, muitas vezes não compreendem o impacto daquilo no mercado.
Além disso, utilizar ferramentas de qualidade também faz uma grande diferença na hora de investir seu dinheiro. Rytenband lembra que o mercado financeiro vem utilizando tecnologias cada vez mais avançadas, que podem ajudar na leitura do mercado, na escolha dos ativos e
3 – Mindset
Ter um bom mindset para lidar com as suas emoções e manter a disciplina, principalmente nos momentos de grandes reversões, é outro ponto fundamental do tripé.
Afinal de contas, o mercado financeiro sempre terá oscilações e alguns ativos são especialmente voláteis. Quem opera com criptomoedas, por exemplo, precisa estar ciente das fortes movimentações dos preços no curto prazo e se lembrar que os fundamentos podem continuar intactos mesmo que haja uma queda momentânea.
“Algumas situações são muito complicadas, principalmente quando toda a manada está fazendo um movimento e você precisa se manter frio para seguir na direção contrária. É preciso ter muita força mental para conseguir isso”, conclui o economista.