Nesta semana, a Google e a Renault anunciaram uma extensão de sua parceria para a criação de um arquitetura digital para trabalhar com o que as empresas chamam de Software Defined Vehicle (SDV) – veículo definido por software.
A Renault declarou que as duas empresas vão trabalhar em uma série de componentes de software, tanto oboard como offboard, que serão dedicados à evolução dos SDVs nos próximos anos.
O projeto passa também pela criação de um “gêmeo digital” do que as companhias enxergam como o SDV.
O “”gêmeo digital” é uma recriação virtual de um SDV, com “as mais avançadas capacidades de Inteligência Artificial, para uma integração facilitada e contínua de novos serviços no veículo, e a criação de novos aplicativos onboard (In-Car Services) e offboard”.
O modelo ficará em um espaço virtual onde novidades podem ser testadas com facilidade.
Vantagens dos SDVs
O termo In-Car Services – que pode ser traduzido como “serviços dentro do carro”- volta a aparecer na lista dos primeiros usos que a Google e Renault esperam para sua plataforma de SDV.
Os itens da lista, em tradução livre, são:
- Manutenção preditiva, detecção melhorada e retificação de falhas quase em tempo real, se necessário;
- Uma experiência onboard personalizada (In-Car Services) que se adapta aos comportamentos de direção e destinos mais usados, como estações de recarga para EV e etc;
- Modelos de seguro baseados em uso real e comportamentos de direção.
“A complexidade da arquitetura eletrônica dos carros está aumentando exponencialmente, levada pela sofisticação das funcionalidades e serviços esperados pelos consumidores. Equipado com uma plataforma IT compartilhada, atualizações contínuas e acesso simplificado aos dados do carro, a abordagem SDV desenvolvida em parceria com a Google vai transformar nossos veículos e ajudar a servir as futuras necessidades de consumidores.”, disse uca de Meo, CEO da Renault.
Entre em contato com a redação Money Crunch: [email protected]