• Política

Liz Truss é escolhida a nova primeira-ministra do Reino Unido

Nesta segunda-feira (5) Liz Truss foi eleita a primeira-ministra do Reino Unido. Por 57,4% dos votos em uma votação interna entre os 160 mil filiados do Partido Conservador, se torna a 3ª mulher a ocupar o cargo. A posse ocorrerá na terça-feira (6), após encontro com a Rainha Elizabeth 2ª.

Seu primeiro discurso foi iniciado com a parabenização de seu principal oponente Rishi Sunak, que recebeu 43% dos votos – muito acima do que era esperado na votação final.

Em seguida, homenageou Boris Johnson, que renunciou há dois meses depois de uma série de crises políticas em seu governo.

Boris: você conseguiu o Brexit, esmagou Jeremy Corbyn, lançou a vacina e enfrentou Vladimir Putin. Você é admirado de Kiev a Carlisle.

disse a nova primeira-ministra

Ainda, Truss afirmou que tomará medidas ousadas para cortar impostos, prometendo abordar  a elevação dos preços da energia que está causando uma crise de custo de vida no país.

Tomarei medidas ousadas para todos nós passarmos por esses tempos difíceis, aumentar nossa economia e liberar o potencial do Reino Unido

disse a nova primeira-ministra

Quem é Liz Truss?

Mary Elizabeth Truss, conhecida por Liz Truss, nasceu na cidade de Oxford, no sudeste da Inglaterra. Parte de uma família de classe média, segundo ela, seu pai, professor de matemática, e sua mãe, enfermeira, eram pessoas “de esquerda”.

Sua formação superior se deu na Merton College – que faz parte da Universidade de Oxford -, obtendo diploma em filosofia, política e economia. Nesta época, foi bastante ativa no movimento estudantil, inicialmente participando do Partido Liberal Democrata.

Em Oxford, Truss entrou para o Partido Conservador.

Sua entrada para o Parlamento Britânico se deu em 2010, no qual foi nomeada subsecretária de Estado Parlamentar para Educação e Assistência Infantil em setembro de 2012. Posteriormente atuou como Secretária de Estado para Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais entre 2014 e 2016.

Depois em 2017, assumiu como secretária de Justiça, e como secretária-chefe do Tesouro até 2019. Assumiu o Ministério para Mulheres e Igualdades no mesmo ano, ficando até setembro do ano passado, quando foi nomeada secretária de Relações Exteriores.

Entre em contato com a redação Money Crunch: [email protected]

Compartilhe esse artigo
  • facebook
  • twitter
  • linkedin

Bolsa de valores

icone caixa de correio Assine nossa newsletter Receba nossas novidades por e-mail. Assine a newsletter

Matérias relacionadas