Na quarta-feira (31), usuários do Twitter relataram ter recebido uma notificação de que a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) solicitou os dados de suas contas, como parte de uma revisão da atuação de influenciadores digitais.
O e-mail da área legal do Twitter afirmou:
Informamos que a sua conta no Twitter é objeto de pedido de fornecimento de seus dados no âmbito da investigação em trâmite perante a Comissão de Valores Mobiliários.
O e-mail foi acompanhado de um documento da CVM com data de 8 de agosto, endereçado para Fiamma Zarife, diretora-geral do Twitter no Brasil.
A Comissão de Valores Mobiliários requer informações relativas aos perfis de usuários da plataforma Twitter conforme listados no arquivo em anexo.
diz o ofício, que pede entre os dados nome completo, CPF e e-mail.
O prazo para o envio das informações foi 23 de agosto.
Em resposta, a CVM confirmou o envio do ofício, dizendo que trata-se “de trabalho de supervisão
temática”, envolvendo atuação de influenciadores digitais nos mercados regulamentados pela autarquia.
O Twitter declarou que não comenta casos em andamento, mas destacou que envia notificações para avisar aos usuários quando recebe requisições relacionadas ao fornecimento de informações de sua conta.
A agência de notícias Reuters confirmou com pelo menos dez perfis, a maioria dedicada a assuntos financeiros, o recebimento do e-mail.
Entre em contato com a redação Money Crunch: [email protected]