No relatório da Counterpoint Research, divulgado na última segunda-feira (16), dados mostram que a fabricante chinesa Xiaomi ultrapassou a marca de 500 milhões de usuários com celulares ativos globalmente.
Confirmando os números que a empresa havia revelado no final do ano passado, a Xiaomi é a terceira fabricante a superar tal quantidade, que antes havia sido alcançado apenas pela Apple e Samsung.
O levantamento considerou as vendas de smartphones no primeiro trimestre de 2022, demonstrando que a maior base de usuários dos telefones da marca não está no país natal da empresa, mas na Índia.
No mercado indiano, a Xiaomi lidera com mais de 23% do volume total de aparelhos ativos localmente.
Na China, a fabricante é a quinta colocada, sendo responsável por 14,9% do mercado de celulares nos três primeiros meses do ano. Marcas como Apple, Honor, Oppo e Vivo a superam.
Já no continente europeu, a Xiaomi também aparece em destaque, assumindo a 3ª posição no ranking – o equivalente a 12,6% do mercado.
Além disso, o relatório mostra que a quantidade de aparelhos ativos permitiu à Xiaomi faturar US$ 4,16 bilhões (R$20,5 bilhões) com “serviços de internet”, em 2021.
Contudo, a receita média por usuário tem caído nos últimos trimestres, provavelmente devido a expansão das vendas no exterior, já que 80% da renda é gerada na China.
Entre as iniciativas que a marca precisa realizar para aumentar as receitas obtidas no exterior, o estudo destaca a expansão da sua linha de produtos para casa inteligente, comercializando os dispositivos conectados em mais países.
E criação de serviços financeiros associados aos seus gadgets, por meio de uma fintech da empresa