Uma propaganda feita pelo governo na época da ditadura militar viralizou na última semana no Tik Tok, atribuindo a culpa pelo aumento dos preços às pessoas e aos vendedores.
Mostrando imagens de uma feira livre na década de 1970, o narrador afirma: “O custo de vida é culpa de todos nós. Culpa de quem compra e quem vende. Você tem que fazer alguma coisa. Comece a pechinchar”, diz o comercial.
No entanto, essa afirmação está totalmente errada e era usada como narrativa para isentar o governo daquela situação de inflação altíssima que o país vivia.
A inflação de preços é um fenômeno monetário, ou seja, ela é provocada quando a oferta de moeda na economia aumenta sem que a quantidade de produtos e serviços cresça na mesma proporção.
Imagine que para acabar com a pobreza no país o governo resolva imprimir dinheiro e doar R$ 1 milhão para cada família brasileira. Isso inundaria a economia de dinheiro novo, certo?
O problema é que a capacidade de produzir bens e serviços de um país não é determinada pelo dinheiro que está em circulação, mas sim por fatores como a quantidade de matéria prima disponível, a disponibilidade de mão de obra e pela tecnologia presente, entre outros.
Isso quer dizer que haveria muito dinheiro nas mãos das pessoas – o que provocaria um aumento de demanda -, mas a quantidade de produtos e serviços oferecidos não iria aumentar. No final das contas, todos iriam querer consumir mais do que antes, só que não haveria produtos suficientes. O resultado seria um aumento generalizado de preços.
Percebeu como a inflação de preços não é provocada por empresários ou por qualquer outro setor da sociedade, mas sim por um desequilíbrio econômico que desregula a relação entre oferta e demanda?
Veja abaixo a transcrição do vídeo:
Todo mundo reclama do preço do arroz, do tomate, do feijão.
Mas todo mundo continua comprando e vendendo. E o custo de vida continua subindo. Ninguém faz nada. Todo mundo continua comprando e vendendo como se nada acontecesse.
Entendam de uma vez por todas. O custo de vida é culpa de todos nós. Culpa de quem compra, culpa de quem vende. Você tem que fazer alguma coisa. Comece a pechinchar. Comece a dar valor a cada centavo do seu dinheiro. Procure o mais barato, discuta o preço. Compre somente o que você precisa. Se todo mundo acreditar que essa é a única solução, aqueles que vendem caro vão acabar acreditando também e o brasileiro vai vencer a inflação.
A partir de hoje, compre só o que o seu dinheiro pode pagar.