Com base no levantamento do Índice Cielo de Varejo em Shopping Centers (ICVS-Abrasce), divulgado nesta quarta (22) no balanço da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), o setor de shopping centers no país teve alta de 81,5% nas vendas em abril, em comparação com o mesmo mês do ano passado. A alta mensal é a 13ª consecutiva do índice.
Quando descontada a inflação, o valor em termos reais passa para 61,8%. O acumulado do comércio dos shopping apenas nos quatro primeiros meses de 2022 é de 45,1% em relação ao primeiro quadrimestre de 2021.
Na análise por regiões, o Sudeste cresceu acima da média nacional, com alta de 114,1% nas vendas. todas as demais regiões também tiveram crescimentos: Centro-Oeste (71,2%), Nordeste (68,3%), Sul (49,6%) e Norte (43,5%).
O tíquete médio de abril em lojas de shoppings, impactado pela inflaçaõ, fechou em R$ 124,46, o que representa uma redução de 12,24% quando comparado aos R$ 140,22 do mesmo mês de 2021.
Para os próximos meses, o presidente da Abrasce, Glauco Humai, prevê continuidade do crescimento, mas em um ritmo um pouco menor, uma vez que as taxas agora serão comparadas com um período de base mais alta, registrada em 2021, quando os empreendimentos voltaram a operar.
“Aproximamos cada vez mais dos níveis pré-pandemia e isto nos dá a perspectiva de resultados ainda mais animadores ao longo do ano. Algo até natural, pois aos poucos, o brasileiro volta a retomar o hábito de frequentar shoppings e usufruir de toda a comodidade e praticidade que os empreendimentos oferecem”
explicou o presidente