O volume de vendas do comércio varejista brasileiro cresceu 1% em março, na comparação com fevereiro, no terceiro mês consecutivo de alta. Com isso, o setor fecha o primeiro trimestre com aumento de 1,3% na comparação com o mesmo período de 2021, segundo a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta terça-feira (10) pelo IBGE.
No comércio varejista ampliado, que inclui, além do varejo, as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, o volume de vendas apresentou aumento de 0,7% frente a fevereiro.
Seis das oito atividades apresentaram alta, com destaque para o desempenho de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação e para outros artigos de uso pessoal e doméstico, com altas de 13,9% e 3,4%, respectivamente.
Neste último, houve boa contribuição das lojas de departamentos. “As grandes varejistas começaram a ensaiar uma retomada das lojas físicas, com expansão principalmente no Nordeste e Norte, mas em todo o país”, diz o gerente da pesquisa, Cristiano Santos.