Em comparação com 2021, as vendas no varejo cresceram 18% em março deste ano, descontando a inflação. Os dados são do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA).
Em termos nominais, que representam a receita geradas pelas vendas no setor, alta do índice foi de 33,4% na comparação de 12 meses.
De acordo com a pesquisa, o crescimento está relacionado com a base comparativa, já que o comércio em março do ano passado se viu fortemente afetado pelas restrições impostas pelo agravamento da pandemia de Covid-19.
Porém, o resultado foi afetado pelo atraso do feriado de Carnaval, que, diferentemente de 2021, foi celebrada em março.
Mesmo com o crescimento expressivo, o varejo ainda não conseguiu retornar ao patamar de antes da pandemia, como explicou Pedro Lippi, Head de Inteligência da Cielo.
“Nosso índice, quando deflacionado, mostra que as vendas ainda estão 6,4% abaixo. Os setores de serviço, como Turismo e Transporte e Bares e Restaurantes, apesar dos crescimentos observados nos últimos meses, ainda estão abaixo do período pré-pandemia, bem como o setor de Vestuário”
Destaques em cada setor
Nos setores e macrossetores analisados pelo índice, o destaque se deu no segmento de Vestuário, dentro do macrossetor de Bens Duráveis e Semiduráveis.
Já no macrossetor de Bens Não Duráveis, Turismo e Transporte foi um dos segmentos que mais colaborou para a aceleração. Porém, foi afetado negativamente pelo segmento de Drogarias e Farmácias.
Em uma visão geral, o avanço foi observado nos macrossetores e Bens Duráveis e Semiduráveis e de Serviços, e a desaceleração no macrossetor de Bens Não Duráveis.
Comparações em cada região do país
Considerando o ajuste de calendário e descontando a inflação no período, o ICVA apontou para crescimento em todas as regiões do país.
Observe:
- Sudeste: +18,2%
- Sul: +24,1%
- Nordeste: +19,4%
- Norte: +20,3%
- Centro-Oeste: +24%
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