A movimentação do varejo paulistano cresceu 25,5% em dezembro ante novembro de 2022, sendo beneficiado principalmente pelo período de compras do Natal. Os dados fazem parte do Balanço de Vendas, indicador elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paulo (IEGV/ACSP) com base em amostra da Boa Vista, e publicado nesta quinta (12).
O economista Ulisses Ruiz de Gamboa pontua que a alta em dezembro deveu-se pela atividade econômica mais forte, maior taxa de ocupação e emprego, além do aumento da confiança do consumidor e pelas vendas registradas no Natal.
A pesquisa de intenção de compras de presentes para o Natal, encomendada pela ACSP no início de dezembro, apontava que os consumidores não antecipariam as compras.
O fato, segundo Ulisses, foi confirmado nos resultados do indicador de dezembro.
“Não houve canibalização, por exemplo, entre Black Friday e Natal”, explicou o economista.
Em relação a 2021, o Balanço de Vendas apresentou aumento de 0,7% e, comparado com igual mês de 2019, a alta foi de 2,7%. Contudo, a elevação é inferior à apresentada na leitura anterior.
“É preciso considerar que a alteração no funcionamento do comércio durante os dias de jogos da seleção brasileira influenciou negativamente nas vendas. Além disso, tivemos menos dias úteis entre um ano e outro”, finalizou Ulisses.
Entre em contato com a redação Money Crunch: [email protected]