• Economia

Setor de serviços recua 0,6% em outubro ante setembro, diz IBGE

De acordo com dados divulgados nesta terça-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o volume do setor de serviços do Brasil recuou 0,6% em outubro em relação ao mês anterior. O resultado de outubro interrompe uma sequência de cinco meses seguidos de crescimento.

Na comparação anual, o setor registrou alta de 9,5% na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Agora, o setor acumula alta de 8,7% no ano e de 9% no indicador acumulado dos últimos 12 meses.

Aberturas

O IBGE afirmou que o resultado negativo foi disseminado, uma vez que três das cinco atividades de serviços investigadas registraram queda na passagem de setembro. A maior influência negativa partiu do segmento de transportes.

“Observamos uma disseminação de taxas negativas no setor de transportes, seja em uma análise por modais, com queda de terrestres, aquaviários e aéreos, e a parte de armazenamento, serviços auxiliares ao transporte e correio, assim como em uma análise entre os tipos de uso, com quedas tanto no transporte de passageiros quanto no transporte de cargas”, disse Rodrigo Lobo, gerente da pesquisa.

Lobo explicou que  a queda no transporte aéreo “ocorreu em função do aumento nas passagens aéreas observado no mês de outubro, de 27,38%”.

Outra queda que se destacou foi a do segmento de serviços prestados às famílias que, segundo Lobo, ainda não conseguiu se recuperar das intensas perdas registradas em decorrência da pandemia.

“Esse é um segmento que vinha mostrando uma sequência maior de taxas positivas no pós-pandemia, mas como a queda foi muito brusca no período entre março e abril de 2020, a maior frequência de taxas positivas ainda não foi suficiente para superar o nível pré-pandemia, de maneira que o segmento ainda se encontra 6,0% abaixo de fevereiro de 2020”, completou.

Entre em contato com a redação Money Crunch: [email protected]

Compartilhe esse artigo
  • facebook
  • twitter
  • linkedin

Bolsa de valores

icone caixa de correio Assine nossa newsletter Receba nossas novidades por e-mail. Assine a newsletter

Matérias relacionadas