O volume do setor de serviços registrou crescimento de 1,7% em março, acumulando ganho de 2,1% nos últimos dois meses, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgados nesta quinta-feira (12) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Com esse resultado, o setor recuperou a perda de 1,8% de janeiro, alcança o maior nível desde maio de 2015.
Segundo o IBGE, as cinco atividades investigadas pela pesquisa tiveram crescimento no mês de março, com destaque para os transportes (2,7%), que avançam pelo quinto mês consecutivo.
“Dentre os setores que mais influenciaram a alta dessa atividade está o rodoviário de cargas, especialmente o vinculado ao comércio eletrônico e ao agronegócio. É a principal modalidade de transporte de carga pelas cidades brasileiras e seu uso ficou ainda mais acentuado após os meses mais cruciais da pandemia”, explica o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo.
Segundo Lobo, outra influência foi o transporte aéreo de passageiro. Com o avanço deste mês, o setor de transportes está 18% acima do patamar pré-pandemia e atingiu o maior nível da série histórica, iniciada em janeiro de 2011.