Segundo dados divulgados nesta terça-feira (10) pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), a produção das montadoras no mês de abril totalizou 185,4 mil veículos em todas as categorias – carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus.
Representando sinais de reação do setor, os números praticamente repetem os registrados em março, com alta de 0,4% – mesmo abril ter sido um mês com três dias úteis a menos.
Na comparação anual, a produção da indústria de veículos caiu 2,9% e no acumulado dos quatro primeiros meses do ano, com 681,6 mil veículos montados no Brasil, o setor permaneceu em contração, com com queda de 13,6% no comparativo com 2021.
De acordo com o balanço da Anfavea, as diferenças podem ser explicadas pela falta de peças – principalmente componentes eletrônicos – que vem causando paradas na linhas de produção em fábricas de carros e caminhões.
Confira os resultados de cada componente analisado pela associação:
Vendas
Com uma leve alta de 0,3%, as vendas também se manteram estáveis em relação ao mês de março, totalizando 147,2 mil unidades vendidas.
Porém, a comercialização de veículos no Brasil segue abaixo de anos anteriores, com queda de 15,9% na comparação com abril de 2021.
Mesmo após o corte no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), as vendas ficam abaixo da limitada oferta de veículos por conta dos sucessivos aumentos de preços e escalada dos juros cobrados nos financiamentos.
No acumulado desde o começo de 2022, as vendas totalizaram 552,9 mil unidades, o que representa um recuo de 21,4% contra 2021 e o menor número em 16 anos.
Exportações
O desempenho do setor de veículos se mostrou positivo na parte de exportações, que contou com alta de 32,3% nos embarques em comparação ao mesmo período em 2021.
Com a Argentina como principal destino, as exportações em abril totalizaram 44,8 mil unidades, uma alta de 15,2% em relação ao mês de março.
Sendo assim, desde o início deste ano, as exportações chegam a 152,9 mil unidades, 17,9% a mais do que nos quatro primeiros meses de 2021.
Emprego
Além disso, os dados da Anfavea apontaram para estabilidade nas contratações e demissões nas montadoras de veículos durante abril, com apenas 24 postos de trabalho foram fechados no setor.
Veja também: