Entre os dias 10 e 16 de abril, o preço de etanol aumento em 4,5%, de acordo com dados divulgados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Na semana em questão, o combustível chegou a superar a variação do preço da gasolina e diesel, que apresentaram alta de 0,37% e queda de 0,19%, respectivamente.
A alta do etanol foi observada em 21 estados do país, com destaque para São Paulo (6%), Goiás (5%) e Minas Gerais (4,8%).
O que fez o preço do etanol subir?
A colheita de cana-de-açúcar, que se inicia em abril de um ano e se estende até março do seguinte, contou com um atraso neste mês, pressionando os preços do combustível para cima.
Segundo Maurício Muruci, analista do Safras & Mercado, “tivemos apenas 26 unidades moendo na primeira quinzena do mês. Nesta época, usualmente, temos de 120 a 130 usinas em atividade”.
Com a produção fora de seu ritmo usual, as distribuidoras tiveram dificuldade de encontrar etanol disponível no mercado.
Apesar do momento de crise atual, espera-se que 189 usinas estejam em produção até o final de abril, número que, segundo a Única, garantirá o aumento na oferta e estabilização do mercado.
Veja também: