A Receita Federal informou nesta terça (14) que o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2023 (ano-base 2022) começa no dia 15 de março e vai até 31 de maio.
Assim como ocorreu em 2022, o prazo de entrega normalmente vai até o final do mês de abril. Mas, a alteração teve por objetivo permitir que desde o início do prazo de entrega todos os contribuintes já possam usufruir da declaração pré-preenchida.
Segundo José Carlos Fernandes da Fonseca, supervisor nacional do Programa do Imposto de Renda, a declaração pré-preenchida proporciona menos erros e maior comodidade ao contribuinte.
“Como a maioria das informações que serão disponibilizadas aos contribuintes na declaração pré-preenchida chegará à Receita Federal no final de fevereiro, há a necessidade de um prazo para a consolidação dos dados”, disse o auditor fiscal.
A opção de declaração pré-preenchida existe desde o ano de 2014. Mas, na época, era necessário ter certificado digital para utilizá-la, o que restringia o número de usuários.
Em 2022, a declaração pré-preenchida pôde ser utilizada por todos os contribuintes com conta gov.br nos níveis ouro ou prata.
O recurso permite o preenchimento de quase toda a declaração de forma automática, com base na Declaração de Imposto Retido na Fonte (Dirf) das pessoas jurídicas pagadoras, empresas do ramo de imóveis e de prestadores de serviços de saúde.
Entre em contato com a redação Money Crunch: [email protected]