Dados oficiais divulgados nesta quarta-feira (30) mostram que as atividades de manufatura e de serviços da China caíram ainda mais em novembro, para os menores patamares em sete meses.
O índice oficial de gerentes de compras (PMI) não manufatureiro ficou em 46,7 contra 48,7 em outubro, abaixo da marca de 50 pontos – que delimita contração e expansão da atividade -, segundo dados do Escritório Nacional de Estatísticas.
O PMI oficial da indústria ficou em 48,0 em novembro, ante 49,2 no mês anterior. Ambos os indicadores tiveram a menor marca em sete meses.
O PMI oficial composto, que inclui tanto a atividade industrial quanto a de serviços, ficou em 47,1, ante 49,0 em outubro.
O setor manufatureiro foi atingido pelas rígidas restrições relacionadas ao controle da Covid-19 no país e pelo aumento de infecções que, segundo analistas, prejudicarão a economia ao longo de 2023.
Com o aumento do número de casos pelo país, Pequim impôs bloqueios prolongados em vários lugares. De acordo com a estimativa de um analista, além de terem afetado a produção da maior fábrica de iPhone do mundo da Apple Inc na China, as restrições agora impactam cerca de um quarto do Produto Interno Bruto do país.
As medidas rigorosas fizeram com que protestos de rua surgissem em muitas cidades nos últimos dias.
Entre em contato com a redação Money Crunch: [email protected]