Mais um indicador importante de atividade foi divulgado e mostrou a desaceleração da economia na Europa. É o índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto da zona do euro, que recuou para 48,2 em setembro, ante 48,9 em agosto.
Este é o menor nível do indicador dos últimos 20 meses. Os dados são preliminares e foram divulgados nesta sexta (23) pela S&P Global.
O PMI Composto engloba os setores industrial e de serviços. Considerando somente o PMI industrial, houve queda de 49,6 para 48,5 na passagem de agosto para setembro, menor nível em 27 meses
Lembrando que quando o indicador está abaixo de 50 sinaliza contração da atividade.
Outros indicadores europeus divulgados recentemente mostram sinais de alerta em relação à economia do continente e do mundo.
Com a alta da inflação, os Bancos Centrais globais precisaram adotar medidas de contração, aumentando os juros. O impacto na atividade já começou e deve continuar nos próximos meses.
Em relatório recente divulgado pelo BlackRock Investment Institute, os analistas estimaram recuo de 0,9% na economia europeia no ano que vem como o cenário mais provável.
Para Richard Rytenband, economista e CEO da Convex Research, uma parte do mercado ainda não compreendeu os efeitos da queda na atividade em todo o mundo.
“Da mesma forma que a onda inflacionária foi subestimada, agora parte do mercado pode estar subestimando os efeitos da desaceleração da economia global”, afirmou.