Nesta segunda-feira (13), o Escritório de Estatísticas Nacionais (ONS, na sigla em inglês) do Reino Unido informou que o Produto Interno Bruto (PIB) britânico encolheu 0,3% em abril em relação ao mês anterior.
A entidade cita que a contração na atividade econômica se soma a uma tendência de crescimento lento, à medida que a inflação elevada atuou como um empecilho. Entre os impulsionadores, destaca a queda na produção do setor de saúde devido ao encerramento do programa de teste e rastreamento relacionado à covid-19.
A retração ficou abaixo das projeções feitas por economistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam um aumento de 0,1%.
Produção industrial também apresenta queda
Em meio à escassez de oferta e aumento dos preços dos combustíveis e da energia, o indicador que mede a Produção Industrial no Reino Unido registrou queda de 0,6% no mês de abril ante março.
Na comparação anual, a produção geral da indústria do Reino Unido teve alta de 0,7%.
Ambos os resultados (o mensal e o anual) ficaram abaixo das expectativas de analistas, que esperam avanço de 0,1%, no mês de abril, e crescimento de 1,5%, ao longo do último ano.