Na última segunda-feira (10), a Petrobras anunciou que, a partir de 1º de novembro, vai reduzir o preço do gás natural em 5% para seus clientes. Os novos valores seguirão vigentes até 31 de janeiro de 2023, conforme estabelecido nos contratos firmados, informou a estatal.
Os contratos de gás natural da Petrobras preveem atualizações trimestrais e vinculam a variação do preço do gás às oscilações do petróleo Brent e da taxa de câmbio.
Durante o período (agosto, setembro e outubro), o petróleo teve queda de 11,5%; e o câmbio teve depreciação de 6,5% – isto é, a quantia em reais para se converter em um dólar aumentou 6,5%.
A Petrobras ressalta que o preço final do gás natural ao consumidor não é determinado apenas pelo preço de venda da companhia, mas também pelas margens das distribuidoras (e, no caso do GNV, dos postos de revenda) e pelos tributos federais e estaduais.
afirmou a companhia em comunicado
As tarifas ao consumidor dependem de aprovação pelas agências reguladoras estaduais. Tanto a Naturgy, que atende o Estado do Rio de Janeiro, como a Cegás, do Ceará, já anunciaram que vão reduzir o preço do insumo para os consumidores a partir do começo de novembro.
No Rio, o recuo ficou entre 2,9% e 6,8%, enquanto no Ceará o preço teve redução de 14%.
Entre em contato com a redação Money Crunch: [email protected]