Dados da pesquisa semanal da Mortgage Bankers Association (MBA) indicam que os pedidos de hipotecas nos Estados Unidos aumentaram 3,0% em dados com ajustes sazonais na semana encerrada em 17 de março em relação à semana anterior.
Portanto, a taxa fixa da hipoteca de 30 anos recuou pela segunda semana consecutiva, de 6,71% para 6,48%, o nível mais baixo em um mês.
O índice de refinanciamento de hipotecas aumentou 5% em relação à semana anterior, mas ainda foi 68% menor do que na mesma semana do ano anterior.
A pesquisa também mostra que o índice de compras ajustado sazonalmente subiu 2% em relação à semana anterior, enquanto o índice não ajustado avançou 3% em uma semana. Mas ainda mostrou queda de 36% em relação à mesma semana de 2022.
Joel-Kan, vice-presidente e economista-chefe adjunto da MBA, disse que o setor acompanhou a queda dos rendimentos dos títulos do Tesouro dos EUA na semana passada, impulsionados pela incerteza sobre a saúde do setor bancário.
“No entanto, as taxas de hipoteca não caíram tanto quanto as taxas do Tesouro devido ao aumento da volatilidade do mercado de MBS (título garantido por hipotecas)”, afirmou em nota.
O executivo também declarou que os pedidos de compra e refinanciamento aumentaram pela terceira semana consecutiva, pois os mutuários aproveitaram a oportunidade para agir, embora o volume geral de pedidos permaneça em níveis relativamente baixos.
A parcela de refinanciamento da atividade hipotecária subiu para 28,6% do total de pedidos, de uma fatia de 28,2% na semana anterior.