Em ano de eleições o que não falta são promessas econômicas de crescimento, prosperidade e igualdade. Todo candidato tem uma proposta para estimular a economia e fazer o país crescer.
Mas você sabe o que faz uma economia crescer?
O crescimento sustentável para uma economia no longo prazo reside em dois principais motores, o primeiro é a produtividade de uma país, atingida através de inovações e maior eficiência em seu processo produtivo (produzir mais em menos tempo). O segundo driver é o nível de investimento em relação ao PIB, que se reflete em infraestrutura e capacidade instalada de uma nação.
O economista Paul Krugman, ganhador prêmio Nobel em 2008, resumiu muito bem o conceito acima citado. Ele disse: “A produtividade não é tudo, mas no longo prazo é quase tudo. A capacidade de um país melhorar seu padrão de vida ao longo prazo depende quase inteiramente de sua capacidade de aumentar a produção por trabalhador”.
Em 2021, segundo dados da FGV IBRE, a produtividade total dos fatores (PTF) – métrica que mede aumentado da quantidade de produto advindos do ganho de produtividade – recuou 7,1%.
Para que efetivamente ocorra um aumento da produtividade e investimentos direto em um país, faz-se necessário um ambiente de negócios amigável, liberdade econômica e segurança jurídica. Caso não vejamos nos próximos meses discussões sobre desburocratização, controle das contas públicas e estabilidade institucional, dificilmente teremos condições propícias para o crescimento sustentável do nosso país.
Gráfico: Evolução da PTF e da produtividade por hora trabalhada.