Na manhã desta quarta-feira (25), a proposta de criação de uma nova versão da blockchain Terra e da criptomoeda Luna (LUNA) foi aprovada com 65,5% dos votos no pleito entre a comunidade de investidores.
A decisão vai contra os 13,53% da comunidade que não estavam contentes com a proposta de Do Kwon, o criador de LUNA. Como abstenções, a sondagem apontou para 20,98% da votação.
Dos 146 validadores da rede que tinham maior poder de voto, 92 não participaram da consulta. Dos que votaram, 42 foram favoráveis à proposta, oito se abstiveram e apenas três votaram contra.
A votação deixou claro que o texto da proposta #1623 é apoiado pela Terraform Labs e pelos principais validadores da rede – mesmo não correspondendo à comunidade que antes defendia a queima dos tokens como forma de recuperação do sistema.
Quando e como será o lançamento da nova blockchain?
O lançamento da nova blockchain ocorrerá nesta sexta-feira (27), fazendo com que a rede antiga tenha seu nome alterado para Terra Classic. A versão atual passará a se chamar Luna Classic e será identificada pelo símbolo LUNC.
Como uma nova rede será gerada do zero – tendo um bloco gênesis demarcando o início da blockhain, a mudança não implica em um hard fork, que consiste na bifurcação de uma blockhain em duas redes diferentes – sendo que uma dá continuidade ao protocolo anterior e outra segue a nova versão.
Nesta nova rede, a stablecoin algorítmica TerraUSD (UST) não será incluída. Mesmo que UST continue existindo no mercado, não terá mais desenvolvimento da Terraform Labs.
Segundo um tweet feito por Do Kwon, os investidores que atualmente têm LUNA e UST na carteira — ou tinham antes do colapso — serão beneficiados por um airdrop da nova versão da moeda.
O mesmo ocorre para aqueles que mantêm Luna e UST em exchanges, passando a ser incluídos no airdrop, de tal forma que o usuário não precisa enviar as moedas para um carteira externa.
Principais preparativos
Como preparativos para a mudança, a Binance declarou em sua conta no Twitter que está trabalhando em “estreita colaboração” com a equipe do Terra para fornecer aos clientes impactados “o melhor tratamento possível”.
A HitBTC também confirmou a listagem da nova versão de Luna.
Além das exchanges, projetos de finanças descentralizadas (DeFi) que existem na versão antiga da blockchain Terra também discutem se vão ou não apoiar a nova versão da rede.
Iniciativas como Prism Protocol e Stader Labs já se comprometeram em lançar novamente seus produtos na blockchain atualizada.
Já o Lido Finance fez uma consulta na comunidade para tomar essa decisão e 95% dos votos foram contrários à migração para a nova rede.