Na última segunda-feira (3), o NFT criado pelo artista digital FEWOCiOUS para a coleção exclusiva do espólio do cantor David Bowie, lançada em parceria com o marketplace OpenSea, foi vendido por aproximadamente US$127 mil (96,5 ETH).
Intitulado de “Bowie by FEWOCiOUS”, o NFT apresenta uma peça audiovisual animada de 12 segundos, na qual uma escultura física de 2 metros de altura utiliza um dos ternos do arquivo oficial do cantor em um cenário cuja estética remete à obra do jovem artista de 19 anos.
Em uma breve descrição da obra de sua autoria no OpenSea, FEWOCiOUS pontuou: “Acho muito legal que ele sempre foi o que queria ser. E criou o mundo em que ele queria viver. Esse é realmente o sentimento que tento capturar na minha arte”.
A coleção “Bowie on the Blockchain”, chancelada pelos herdeiros de Bowie, foi lançada em 30 de setembro deste ano. No total, conta com 15 peças criadas por nove artistas emergentes do universo NFT, em homenagem ao legado do cantor britânico, que faleceu em janeiro de 2016.
Em um comunicado conjunto, os representantes do cantor e o OpenSea declararam que a “vai levar adiante o legado de Bowie de remodelar a natureza das performances musicais, apoiar as comunidades digitais e de ser um entusiasta das novas tecnologias ao longo de sua carreira.”
O NFT “It Became A Myth Land”, criado pelo artista digital Deface, foi vendido por 7,5 ETH (aproximadamente US$ 9.750), um valor bem mais baixo do que o de FEWOCiOUS.
A obra em questão apresenta um relógio de 12 horas que percorre seis momentos diferentes da vida e da carreira de Bowie. O NFT inclui um item físico adicional: um porta-retrato digital no qual a obra fica em exposição.
Os lucros obtidos com a venda dos NFTs de “Bowie on the Blockchain” serão destinadas à organização humanitária CARE, que tem a ex-modelo Iman, viúva de Bowie, como defensora global.
Entre em contato com a redação Money Crunch: [email protected]