Em funcionamento com sua versão beta desde janeiro deste ano, o Opera Browser Crypto concentra os aspectos das novas tecnologias, como Web 3, NFTs e criptomoedas, de modo geral.
A solução da Opera foi desenvolvida como uma experiência completa para os usuários dentro destas novas tecnologias.
Entre os recursos disponíveis, destaque-se a adição de uma carteira criptografada, sem a necessidade de instalação de extensões extras para que o mecanismo funcione.
Com a carteira adicionada, é possível verificar o saldo, enviar ativos para outros usuários e comprar ou vender criptomoedas, de forma que não haja a coleta de dados por aplicativos terceiros.
No quesito Web 3, o Opera Crypto Browser trabalha em trazer privacidade aos usuários, evitando que dados pessoais estejam à disposição de qualquer pessoa, inclusive no que tange o algoritmo da publicidade.
Também ocorre a descentralização de questões burocráticas, proporcionando maior envolvimento da comunidade ao mundo digital.
Além de tudo isso, o navegador conta com o Crypto Corner, uma seção destinada em reunir as notícias mais relevantes dos últimos tempos sobre o universo blockchain. Oferece conteúdos educacionais, podcasts, vídeos exclusivo e também acompanhamento em tempo real das cotações de criptomoedas.
Atualmente, o navegador está disponível para computadores Windows e macOS, além de dispositivos móveis com sistema operacional Android e iOS.
Para troca de experiências dentro do navegador, a Opera Software ainda criou uma comunidade dentro do Discord, nomeada como Opera Crypto Discord. O espaço é composto por usuários compartilhando opiniões e sugestões de melhorias na plataforma.