A prefeitura municipal de Maricá, localizada na região metropolitana da cidade do Rio de Janeiro, será a primeira do Brasil que terá um programa social com moedas digitais próprias.
A iniciativa será em torno do trabalho na Agência de Coleta Seletiva Municipal, inaugurada há menos de um mês, no dia 11 de março.
A Moeda Mumbuca é gerida pelo Banco Popular Comunitário de Maricá, e é aplicada como uma forma de repasse de dinheiro para a população local.
De acordo com Fabiano Horte, prefeito da cidade, “o “lançamento dessa agência é um elemento de ampliação da política de sustentabilidade de Maricá, em diálogo com a Moeda Mumbuca, catalisadora do êxito das políticas sociais locais “.
O diálogo da agência com a tecnologia blockchain transforma o local em um “centro de câmbio da reciclagem e compensação financeira aos coletores ou população em geral “.
O recebimento da recompensa em real é feito através do aplicativo E-dinheiro e o rastreio de cada item dentro do processo de reciclagem ocorrerá dentro de uma blockchain.
Veja também: