De acordo com Adam Mossei, CEO do Instagram, a plataforma vai oficialmente um espaço de divulgação e exibição de NFTs (tokens não-fungíveis).
“Nós achamos que essa é uma das oportunidades únicas que teremos em tornar a tecnologia Web3 acessível a uma quantidade maior de pessoas. E sobre os NFTs especificamente, nós acreditamos que será interessante não apenas aos criadores que fazem arte em NFT, mas também as pessoas que colecionam”
declarou o executivo
Confirmando rumores veiculados no início deste ano, Mosseri declarou que os primeiros testes começam já nesta semana com um grupo seleto de artistas e colecionadores dos Estados Unidos.
NFTs on Instagram 🎉
— Adam Mosseri (@mosseri) May 9, 2022
This week we’re beginning to test digital collectibles with a handful of US creators and collectors who will be able to share NFTs on Instagram. There will be no fees associated with posting or sharing a digital collectible on IG.
See you next week! ✌🏼 pic.twitter.com/VuJbMVSBDr
Sem pagamento de taxa, os usuários poderão compartilhar no feed, stories ou pelas DMs privadas os os NFTs que criaram ou compararam – todos com uma identificação de que são tokens e detalhes como quem é o dono da peça.
Futuramente, a plataforma pode vir a ser uma espécie de vitrine popular para interessados em adquirir os tokens — diferente de sites de leilão ou plataformas que só lidam com esses itens digitais, como a OpenSea.
Como exemplo, o Twitter já permite algo semelhante, que faz com que assinantes da versão paga da rede social possam colocar um NFT como foto de perfil, ganhando uma moldura especial.
Até o momento, sabe-se que apenas as blockchains de Ethereum e Polygon estarão na lista de suportadas, além de carteiras virtuais Rainbow, MetaMask e Trust.
Segundo Mosseri, muitas outras funções relacionadas ao setor serão adicionadas depois do período de avaliação.