O índice de preços ao consumidor dos EUA (CPI) avançou 0,4% abril ante março, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (10) pelo Departamento do Trabalho. No acumulado do período de 12 meses até abril, o CPI americano registrou alta de 4,9%, abaixo da projeção de 5,0% e abaixo dos 5% registrado em março. Este é o menor resultado do CPI em base anual desde abril de 2021.
O resultado de abril acelerou em relação aos 0,1% registrados em março, mas veio em linha com a previsão de analistas consultados pelo The Wall Street Journal.
O núcleo do CPI, que exclui preços de ítens voláteis como energia e alimentos, – e é mais observado pelo mercado no cálculo das expectativas de inflação – ficou estável em abril em 0,4%, e em linha com o consenso.
Em base anual, o núcleo ficou em 5,5%, ligeiramente abaixo do resultado de março, de 5,6%, e em linha com analistas.
O Departamento de Trabalho americano afirmou que os preços de moradia foram os que mais contribuíram para a alta da inflação, seguido pelos indicadores de preços de carros usados, caminhões e gasolina. Em relação a gasolina, a alta em seus preços anulou a queda registrada dos outros produtos no setor de energia.