A inflação medida pelo índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da zona do euro subiu em maio e bateu novo recorde. Segundo dados preliminares da Eurostat, a inflação do bloco ficou em 8,1% no quinto mês do ano, acima do recorde de abril de 7,4% e além das expectativas de 7,8%.
Diversos países do continente apresentaram aumento de preços acima das expectativas. Na Alemanha, o CPI chegou a 8,7% ao ano em maio, segundo dados preliminares divulgados na segunda-feira – superando significativamente as expectativas dos analistas de 8% e marcando uma elevação em relação aos 7,8% vistos em abril.
A inflação francesa também superou as expectativas em maio para um nível recorde de 5,8%, acima dos 5,4% em abril, enquanto os preços ao consumidor espanhol aumentaram 8,5% este mês, também acima das previsões de 8,1%.
O aumento anual recorde dos preços ao consumidor na zona do euro foi impulsionado principalmente pela elevação dos custos de energia, que atingiram alta anual de39,2% (ante 37,5% em abril).
Além disso, houve aumento de 7,5% nos preços de alimentos, álcool e tabaco (no mês anterior, a alta anualizada havia sido de 6,3%).
No entanto, mesmo sem os preços da energia e dos alimentos, a inflação aumentou de 3,5% para 3,8%, acrescentou o Eurostat.