Pelo quarto mês seguido, o índice de confiança das construtoras dos Estados Unidos apresentou queda. O recuo foi de 79, registrado no mês de março, para 77, agora em abril.
Em comunicado, a Associação Nacional das Construtoras (NAHB, na sigla em inglês), que é a responsável pela elaboração do índice, declarou que a confiança do setor tem sido diretamente afetada pelo rápido aumento das taxas de juros, inflação dos preços dos imóveis e, consequentemente, maiores gastos com construção.
Segundo a associação, o mercado atual se compreende em um “ponto de inflexão”, já que no taxas de juros sobre hipotecas nos EUA saltaram de uma alta de 1,9%, registrada no começo do ano, para 5%, no mês atual.
“O mercado imobiliário está enfrentando um ponto de inflexão, pois o aumento inesperadamente rápido das taxas de juros, o aumento dos preços das casas e os custos crescentes dos materiais reduziram significativamente as condições de acessibilidade da habitação, particularmente no mercado de entrada crítico”
disse o economista-chefe da NAHB, Robert Dietz
Confirmando a expectativa do mercado, os subíndices apresentaram as seguintes variações:
- Condições atuais de vendas: regressão de 87 para 85 pontos;
- Tráfego de compradores potenciais: de 66 para 60 pontos;
- Expectativa de vendas para os próximos 6 meses: aumento de 70 para 73 pontos.
Veja também: