Desenvolvido pelo site Alternative.me, o indicador Fear And Greed Index do Bitcoin (indicador de Medo e Ganância, em tradução livre para o português) atingiu o seu pior nível desde março de 2020.
No episódio que ficou conhecido como “corona crash”, o preço da criptomoeda fechou com uma baixa de 25% em relação ao dólar, após a pandemia ocasionar a baixa de vários ativos de renda variável.
Cotados a US$ 4.200,00 por moeda, o Bitcoin contou com perdas que chegaram a 45%.
O pior nível atualmente foi percebido na última terça-feira (17), na qual o nível do indicador chegou a registrar a marca de 8. Sua escala varia de 0 (Medo Extremo) a 100 (Otimismo Extremo).
A medida não era vista desde o dia 17 de março de 2020.
De acordo com os próprios criadores do indicador, o Medo Extremo é um sinal claro de que investidores estão preocupados com o futuro do bitcoin. Contudo, este também é um bom sinal de compras de BTC, visto que pode sinalizar fundos de mercado.
Porém, ressaltam que o indicador não deve ser considerado sozinho para análises, visto haver outros fatores a serem considerados.
O Fear And Greed Index é considerado como um dos principais indicadores de análises sentimentalistas do bitcoin, pois mede o sentimento do mercado com relação à moeda digital.
No caso de analistas que lidam com operação de compras e vendas em exchanges, o indicador é utilizado como um complemento.