• Economia

Indicador Antecedente de Emprego caiu 0,8 ponto em janeiro, diz FGV

O Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp), apurado pelo Instituto de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 0,8 ponto em janeiro, ficando em 73,9 pontos. Em médias móveis trimestrais, o IAEmp recuou 3,0 pontos, para 75,9 pontos, mantendo a trajetória de queda.

Segundo, Rodolpho Tobler, economista do FGV IBRE:

“Na virada para 2023, o IAEmp volta a cair, se mantendo em patamar historicamente baixo depois de uma sequência de resultados negativos no final de 2022. As expectativas de desaceleração econômica em 2023 também não deixam muitas esperanças de que o indicador volte a sinalizar uma trajetória positiva. Com a pandemia cada vez mais no passado, quem vai ditar o ritmo de recuperação do mercado de trabalho é a atividade econômica”.

Destaques

Em janeiro, 4 dos 7 componentes do IAEmp contribuíram para queda. Os destaques foram para os indicadores que medem a Situação Atual e Tendência dos Negócios de Serviços, que contribuíram igualmente com -0,6 ponto. O indicador de Emprego Previsto de Serviços contribuiu com -0,4 ponto.

Por outro lado, os indicadores de Emprego Previsto e Tendência dos Negócios da Indústria contribuíram com 0,3 e 0,8 ponto, mas foram insuficientes para reverter o resultado do IAEMP.

Entre em contato com a redação Money Crunch: [email protected]

Compartilhe esse artigo
  • facebook
  • twitter
  • linkedin

Bolsa de valores

icone caixa de correio Assine nossa newsletter Receba nossas novidades por e-mail. Assine a newsletter

Matérias relacionadas