Para milhares de pessoas ao redor do mundo, o Bitcoin (BTC) não é apenas um investimento, mas sim um padrão monetário. Seja por opção, seja como necessidade – especialmente em cenários de hiperinflação – o BTC é o padrão monetário dessas pessoas.
No mundo, o maior exemplo disso é El Salvador, que possui o BTC como moeda oficial desde 2021. A famosa Bitcoin Family, por exemplo, vive num padrão 100% Bitcoin desde 2017.
Mas será que viver num “padrão Bitcoin” é possível em um mundo dominado pelo dólar e outras moedas fiduciárias? Apesar de ser uma tarefa difícil, utilizar BTC no dia-a-dia é possível em várias situações, e você pode até ganhar dinheiro com isso. Portanto, neste texto vamos trazer formas fáceis de ganhar satoshis e utilizá-los para fazer compras diárias.
Disclaimer: as informações citadas abaixo são de caráter educativo e informativo, não constituindo recomendação de investimento. Faça sua diligência e entenda os riscos de mercado envolvendo as criptomoedas.
Carteiras
Em primeiro lugar, qualquer pessoa que quer usar BTC precisa ter uma carteira para movimentar seus fundos. Existem várias opções no mercado, mas algumas possuem vantagens claras em relação a outras.
Para o uso no dia-a-dia, a BlueWallet e a Wallet of Satoshi são boas opções para quem está começando. A BlueWallet é uma carteira para smartphone que é não-custodial, ou seja, as senhas da carteira ficam sob controle do usuário, que deve anotar as palavras-chave. Portanto, ela mantém os BTC mais seguros ao mesmo tempo que permite utilizá-los em transações.
Já a Wallet of Satoshi é uma carteira que permite o uso da Lightning Network, a segunda camada do Bitcoin, que possui transações mais rápidas e a custo menor. Para utilizar a carteira basta fornecer um endereço de e-mail (que servirá de backup para recuperar seus BTC) e começar a usar.
Jogue e ganhe satoshis
Satoshi é o nome da menor unidade do Bitcoin (0,0000001 BTC), dado em homenagem a seu criador Satoshi Nakamoto. E hoje em dia, vários aplicativos permitem que você possa ganhar satoshis enquanto faz pequenas atividades.
Um exemplo são os jogos produzidos pela THNDR Games, empresa focada em desenvolver jogos voltados para o BTC. Entre os jogos do portfólio da empresa estão:
- Turbo ‘84: um jogo de corrida e obstáculos;
- Bitcoin Bounce: jogo de obstáculos no qual a pessoa deve mover uma bola entre blocos, tomando cuidado para não deixá-la cair;
- Bitcoin Snake: uma versão do antigo “jogo da cobrinha” para celulares antigos
- Bitcoin Blocks: uma versão do jogo Tetris.
Todos os jogos da THNDR dão prêmios em satoshis a cada vez que você cumpre alguma missão. Os satoshis podem ser sacados no aplicativo do jogo e entregues diretamente na carteira (é possível integrar a BlueWallet ou Wallet of Satoshi para recebê-los).
Eles não pagam um valor elevado, mas são excelentes para ganhar alguns satoshis e também para introduzir crianças ao BTC.
Compras e cashback
Na qualidade de moeda, o BTC deve servir para fazer compras. Só que existem pouquíssimos estabelecimentos e empresas que aceitam a criptomoeda diretamente. Para solucionar esse problema, você pode utilizar plataformas intermediárias, como o Bitrefill.
O Bitrefill é uma plataforma que oferece cupons e vouchers em diversas grandes empresas, como Uber, iFood, Carrefour e outras. Você pode selecionar a empresa, digitar o valor em reais, ou outra moeda, e pagar o voucher em BTC. Em seguida, basta ir até a loja e usar o voucher para efetuar a compra.
Dessa forma, o Bitrefill permite que você consiga usar seus BTC em lojas que não aceitam a criptomoeda diretamente. Além disso, as compras no site rendem cashbacks pagos em BTC, que permite acumular mais satoshis para o longo prazo.
Mas se você não adota o padrão Bitcoin e quer aproveitar o cashback, existem plataformas que pagam esse tipo de benefício em satoshis. Uma delas é a brasileira Coingoback, que tem parcerias com grandes empresas brasileiras. Cada compra feita no site pode render um cashback de até 5% em BTC.
Investimentos
O BTC em si é um investimento, na visão de algumas pessoas. Mas hoje existe um verdadeiro ecossistema de startups e empresas voltadas para este mercado. E há formas de investir dinheiro para tentar lucrar com o sucesso dessas empresas.
Nesse mercado, a principal plataforma é a Lightning Ventures, uma empresa que funciona como um marketplace de startups. A empresa tem um perfil na plataforma AngelList na qual disponibiliza várias oportunidades de investimentos em startups do setor de criptomoedas. Entre as empresas do portfólio da LV estão:
- a já citada THNDR Games;
- Orange Pill App, uma rede social como foco em entusiastas do BTC;
- Fountain, uma plataforma de podcasts que premia com satoshis ouvintes e criadores de conteúdo;
No entanto, a plataforma possui algumas limitações, como o suporte apenas em inglês e a falta de uma representação no Brasil. O valor mínimo para investir numa startup também é alto: US$ 1.000, ou cerca de R$ 5.300.
Em suma, viver num padrão Bitcoin não é uma tarefa fácil, mas hoje já é possível ganhar satoshis com serviços, gastá-los e até investir em empresas do ecossistema de Bitcoin, aproveitando um dos setores que mais cresce no mundo.