A fintech brasileira a55 anunciou que lançará o recurso de empréstimos para empresas com a tecnologia blockchain e suporte a DeFi. Fechado em fevereiro de 2022, o projeto contará com a juda da empresa Credix, da Bélgica.
“Estamos escrevendo a história do mercado de capitais na América Latina com a primeira transação nesse modelo no Brasil. Essa operação abre caminho para um futuro brilhante, no qual dados alternativos se tornarão um colateral confiável por meio do blockchain para gerar liquidez globalmente e financiar o crescimento de empresas em todo o mundo. Mal podemos esperar para reiterar essa transação no México e em outros lugares”
disse Hugo Mathecowitsch, CEO da a55
O novo modelo de financiamento em questão utiliza as criptomoedas estáveis USDC/BRZ, que ajudarão a fintech a expandir seus serviços de financiamento para pequenas e médias empresas do Brasil e México.
O protocolo de crédito será alimentado pela tecnologia da blockchain Solana. Segundo Gabriel Zamora, diretor de mercado de capitais de a55, a integração de stablecoins e DeFi permite que a fintech complemente os serviços centralizados.
“Integrar stablecoins e protocolos de liquidez em nossa estratégia de captação é um caminho importante para complementar estruturas centralizadas, escolhendo o melhor dos dois mundos e conectando soluções DeFi aos mercados de capitais tradicionais”
O aporte mais recente sobre a a55 foi feito pela Movile, que investiu US$ 16,3 milhões em janeiro. Com isso, foi possível que a fintech financie suas operações de crédito de TradFi no Brasil, Europa e México.
A plataforma da a55 conecta contas bancárias, dados de faturamentos, meios de pagamentos e inteligência de dados da internet.
Seu objetivo é viabilizar crédito para empresas que precisam de uma fonte extra de recursos e que tenham uma receita previsível.
Desde sua fundação, em 2017, mais de R$400 milhões já foram emprestados para empresas do Brasil e México.