Pela primeira vez desde 15 de julho de 2002, a taxa de câmbio do euro e do dólar atingiu hoje (12) a paridade. Registrando uma queda de cerca de 12% desde o início do ano, o euro atingiu US$ 1 nesta terça-feira.
Segundo dados da Bloomberg consultados pela Efe, o euro atingiu a paridade com o dólar às 6h46 (horário de Brasília), ao desvalorizar 0,4% face o fechamento de ontem (11).
Atualmente, o continente europeu enfrenta fortes temores recessão, alimentados pela alta inflação e pela incerteza no fornecimento de energia causada pela invasão da Ucrânia pela Rússia.
Com isso, especialistas acreditam que os recentes aumentos das taxas de juros pelo Federal Reserve dos Estados Unidos (Fed, na sigla em inglês) reforçaram o dólar e encorajaram os investidores a refugiarem-se na moeda norte-americana, que valorizou 14% desde o início do ano e chegou a ser negociada a um dólar por euro às 9H50 GMT (6h50 no horário de Brasília), a maior cotação diante da divisa europeia desde dezembro de 2002.
Um cenário de recessão irá complicar os planos do Banco Central Europeu (BCE) caso a instituição queira pôr fim à política de juros baixos e passar a subir a taxa para combater a inflação.
O BCE anunciou que aumentará as taxas de juros este mês pela primeira vez desde 2011, já que a taxa de inflação da zona do euro está em 8,6%