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Entenda o Índice de Difusão do IPCA e veja os produtos que ficaram mais caros

O índice de difusão do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) foi de 72% em agosto, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Este índice representa o percentual de produtos que compõe a cesta do IPCA e que registraram alta de preços entre os meses de julho e agosto.

De acordo com o IBGE, 377 produtos e serviços compõe a cesta para o cálculo do IPCA. Isso quer dizer que 271 produtos (equivalente a 72%) registraram alta de preços no mês de agosto. “O índice de difusão é uma importante métrica para analisar a inflação de preços”, destaca Richard Rytenband, economista e CEO da Convex Research.

Em julho, o índice de difusão havia sido de 64%, mesmo percentual dos meses de maio e de junho.   “O IBGE mostrou que o índice de difusão acelerou no mês passado, indicando que o processo inflacionário foi bem mais generalizado na economia no último mês, ou seja, não se restringiu a poucos itens”, diz Rytenband.

Veja abaixo o gráfico com o índice de difusão dos últimos meses:

Entre os 271 produtos e serviços que aumentaram de preço em agosto, o IBGE destacou aqueles que tiveram as maiores variações. No grupo dos produtos alimentícios, a maior alta de preços ficou com o pimentão, que subiu 32,87%, seguido pela batata inglesa, com alta de 19,91% e pelo café moído (+7,51%). Veja abaixo:

 

Já entre os produtos e serviços “não-alimentícios”, a maior alta foi do etanol, com 4,5%, seguido pela gasolina (+2,8%) e pelos pacotes turísticos (+2,76%).

Já o impacto no resultado do IPCA depende do percentual de cada produto ou serviço no cálculo do índice. Com isso, o principal impacto em agosto foi da gasolina (0,17 ponto percentual), seguida pelo Automóvel novo e a energia elétrica residencial, ambos com impacto de 0,05 p.p no IPCA do mês passado.

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